Brasil é o terceiro produtor mundial de cerveja




Segundo ranking, o Brasil é o terceiro produtor mundial de cerveja. Bebida esta consumida por milhares de pessoas o ano inteiro e, especialmente, no carnaval. Agora façamos uma pergunta: Onde o produtor rural se encaixa nisso? Em tudo. Se não fosse o produtor rural, aonde conseguiríamos matéria prima para produzir tanta cerveja?


Considerada a bebida alcoólica mais consumida no mundo, e a terceira entre todas as bebidas (atrás apenas da água e do chá), a cerveja já era conhecida por volta de 9500 a.C., ou seja, a bebida acompanha o ser humano praticamente desde os seus primeiros esforços em constituir comunidades organizadas e civilizadas.

É quase consenso entre os pesquisadores dedicados ao assunto que a cerveja foi criada por acaso. Os primeiros agricultores cultivavam cevada habitualmente, fazendo parte da dieta comum destes primeiros seres humanos sedentários. Muito provavelmente um vaso cheio do cereal foi deixado para entrar em contato com a chuva, e, após, duas infiltrações de água em um desses vasos, o processo de fermentação ocorreu de modo bastante rudimentar, mas o suficiente, para que, o descobridor deste vaso com cevada molhada, ao provar daquele produto, tivesse ânimo bastante para provar mais daquela mistura, e pouco depois, continuar a repetir o processo, dessa vez propositalmente, para o consumo da comunidade.

Atualmente, como processos de produção super avançados, o processo de produção de uma cerveja Pilsen, as matérias-primas utilizadas são: malte de cevada, água, fermento, lúpulo e adjuntos.


O malte de cevada é a matéria-prima principal no processo de fabricação de cerveja. A cevada foi escolhida como melhor cereal devido a ter um alto teor de amido,existência de importantes enzimas e a importância de sua casca para o processo de filtração. Todas estas características são de extrema importância para a produção de cervejas.

Os adjuntos que são utilizados em cervejarias são um suplemento ao malte de cevada. Os adjuntos são utilizados por serem mais baratos que o malte, terem maior facilidade de manuseio além de poderem aumentar a capacidade de produção com o seu uso. Com eles é possível produzir cervejas mais claras e com melhor estabilidade de paladar. Os adjuntos mais utilizados são: trigoarroz e açúcar.

Gostou deste conhecimento? Faça o seu comentário.
Aproveite seu Carnaval com muita alegria e diversão. E lembre-se: beba cerveja com moderação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário